sexta-feira, 8 de abril de 2011

Direito de gestar, parir, receber e cuidar


A natureza é sábia quando dá a mulher e a família 40 semanas para gestar a vida que se desenvolve em seu ventre. As primeiras semanas são de adaptação para mãe e filho (a) ou filhos (as) período às vezes complicado, pois o corpo recebe uma carga maior de hormônios e todos os sistemas têm que se adaptar.

Planejada ou não se você deu continuidade é por que deseja estar grávida deseja ser mãe, então passado o tempo dos enjoos desconfortos, a euforia volta a brilhar. Começam os preparativos, todos querem proporcionar o melhor para seu bebê, quarto bonito tudo de bom conforto beleza. Todos dentro de suas possibilidades investem: nas cores, formas, apetrechos, mobiliário, material de higiene, lista de enxoval preparando o ambiente para receber o tão esperado bebê.

Natural, tudo isto é muito importante e necessário, pois vivemos nesta sociedade. Estão no caminho certo, porém o mais importante o que realmente vai dar a felicidade e harmonia a esta nova família é a preparação cuidadosa dos pais, pois quando nasce uma criança nasce também uma mãe e um pai que precisam de carinho que precisam ser cuidados. E aí? Vocês, papai e mamãe, homem e mulher, namorado e namorada, amantes, sentem-se seguros para esta nova fase? Prontos para receber o bebê, amamentar, entender a linguagem do choro, dar banhos, providenciar os cuidados necessários com calma e amor. Sim o amor é tudo. O casal não pode esquecer que seu amado bebê só existe por que houve a união do par. Os pais precisam estar confortáveis seguros instrumentalizados do saber e do fazer. Para isto é necessário gestar também um pai e uma mãe na preparação do casal.

Esta formação funciona como uma alfabetização começa com os primeiros passos o entendimento do processo gestacional o que está acontecendo com a mãe, como o pai torna-se integrado e participativo, o trabalho de parto o que fazer em cada fase, os direitos da gestante promulgados pela Organização Mundial de Saúde. O preparo é também representação de amor. É preciso dar a luz e cuidar para que esta luz não se apague. São momentos delicados a chegada do bebê a este mundo e sua adaptação ao mesmo. Tudo é diferente para ele é preciso que haja: harmonia no acolhimento, respeito e paciência para aguardar o tempo do bebe o momento de nascer, ele vem de um ambiente que permaneceu durante muito tempo com tudo que necessitava a tempo e a hora sem precisar chorar ou mesmo se esforçar. Importante se faz facilitar esta chegada tornando-a acolhedora, simpática, calma e harmoniosa. Bem, a vida é assim nasce do amor e deve ser com amor guiada, pois sabemos que criar filhos é também conquista e missão.


Tania Cris

0 comentários:

Postar um comentário