Depoimentos


Viviane Nunes


A concretização do parto como eu queria não teria sido possível sem seu apoio, sua persistencia, tua confiança, tua luz... Obrigada obrigada... Aquele dia será sempre uma lembrança da mão de Deus em minha vida, do prazer de alcançar um objetivo, da magia de dar e receber luz...
beijos beijos vivi e ana clara
 
(via Orkut em 10/03/2010) 
  

Renata Duboc

"Além da pessoa maravilhosa que a Tânia é, as aulas do Projeto Nascer Feliz são muito boas para o período da gestação, especialmente para aquelas que querem se conhecer melhor e se preparar para o parto natural. As aulas ajudam na capacitação física, no relaxamento, no preparo do corpo para a chegada do bebê, no preparo da mente e do coração com as muitas conversas trocadas e com as palestras sobre o trabalho de parto, os cuidados com o recém nascido e etc durante o período. A gravidez é um período muito especial e deve ser vivido da melhor forma possível. Informação e preparo trazem tranquilidade, e como a Tânia sempre dizia "o que o bebê mais precisa é a tranquilidade do papai e da mamãe, e não um quarto bonito ao nascer". O bebê sente nossas emoções antes e depois do seu nascimento, e isso é muito especial.  Para as mulheres gestantes, aproveitem bastante os nove meses com seu bebê! Tânia, obrigada pelo carinho, pela amizade construída e pelo trabalho feito! Um abraço, Renata Duboc."

(via email em 06/08/2008)



Renata

"Além da pessoa maravilhosa que a Tania é, as aulas do Projeto Nascer Feliz são muito boas para o período da gestação, especialmente para aquelas que querem se conhecer melhor e se preparar para o parto natural. As aulas ajudam na capacitação física, no relaxamento, no reparo do corpo para a chegada do bebê, no preparo da mente e do coração com as muitas conversas trocadas e com as palestras sobre o trabalho de parto, os cuidados com o recém nascido e etc durante o período. A gravidez é um período muito especial e deve ser vivido da melhor forma possível. Informação e preparo trazem tranquilidade, e como a Tânia sempre dizia "o que o bebê mais precisa é a tranquilidade do papai e da mamãe, e não um quarto bonito ao nascer". O bebê sente nossas emoções antes e depois do seu nascimento, e isso é muito especial.  Para as mulheres gestantes, aproveitem bastante os nove meses com seu bebê! Tânia, obrigada pelo carinho, pela amizade construída e pelo trabalho feito! Um abraço, Renata."
 


Michelle Knupp

     "Conheci o Espaço Persona (atual SalaCorpo) através da Internet, estava procurando algum tipo de curso para me preparar para o meu dia tão especial: A chegada do Guilherme. Me surpreendi com o carinho da Tania em orientar tanto na parte física com exercícios corporais e respiratórios, quanto nas palestras e vídeos que fizeram com que eu e meu marido sentíssemos mais confiantes nessa nova tarefa onde éramos totalmente inexperientes.
Sempre com muito carinho, Tania me preparou até as vésperas do parto. No grande dia, assim que perdi líquido, liguei para ela que me passou sua tranquilidade e me lembrou de todo o trabalho que fizemos juntas e graças aos conhecimentos que ganhei, pude superar as dores e medo, e o parto foi rápido e tranquilo.
O parto normal, é visto como um grande desafio para a maioria das mulheres, eu desde o início da minha gravidez, dizia que ía conseguir e a maioria das pessoas diziam que eu era muito corajosa. Hoje digo que corajosa é a mulher que parte para a cesária sem tentar ter normal, pois o pós parto é muito difícil com os desconfortos do seio, inexperiência com o bebê, acordar de madrugada e além disso tudo ainda estar cheio de pontos da cirurgia, realmente é complicado.. Com o parto normal, já fui para casa no dia seguinte, e podia fazer tudo sem dores!
Acho que toda mulher grávida deveria se preparar e encarar o parto normal e a melhor maneira para isso é fazer aulas com a Tania.
Tania, obrigada por tudo!
Beijos
Michelle". 


(via email em 30/06/2008)


Cristiana

     "Como "marinheira de primeira viagem" o Curso Nascer Feliz, me deu a oportunidade de gerar minha filha com tranquilidade... durante o curso pude ter momentos só" nossos", onde cantava para ela , acariciava a barriga e "conversava " sobre meus medos e preocupações com a sua chegada. Foi através do curso que relaxei (não tive dores nas costas), troquei experiências com outras futuras mães e dei início a vida social da minha filha, ainda na vida intra uterina ela já era cheia de amigos... Aprendi a saber o que era"normal" em cada período gestacional e o que era "sinal de alerta", por isso tinha certeza de que tudo andava bem! O meu marido, que não tinha criança na sua família, aprendeu a dar banho, trocar fralda, segurar um bebê pequeno, massagear minhas costas e pés e se tornou um pai presente e muito participativo. Muito da relação dele com nossa filha, tenho certeza que é reflexo do curso e das palestras. Isadora nasceu forte, saudável, tranquila e feliz! Tenho certeza que os momentos proporcionados pelo curso, fizeram com que ela nascesse sentindo-se amada e desejada, já que com a correria diária talvez não tivesse tido esse tempo... A família agradece pelos ensinamentos... os reflexos ainda estão presentes no desenvolvimento dela e em nossas relações".


Ralph

     "É muito fácil ser homem, pai, trabalhar e chegar em casa encontrar tudo arrumado, a janta pronta e as crianças dormindo. É fácil pensar que somos “superiores”, unicamente “responsáveis pelas finanças do lar” e achar que a mulher é uma simples coadjuvante com todas as atribuições domésticas, e quando elas não conseguem concluí-las, nós “os superiores” reclamamos. Contudo esquecemos que o casal é um só corpo. Deus não tirou a mulher da cabeça de Adão para que ela fosse superior a nós, nem tirou-a dos pés para que fosse inferior a nós, pois sim a tirou da costela para andar junto de nós. Meus amigos, é muito importante o homem participar, em todos os aspectos, de igual para igual, na vida doméstica e, principalmente, dar apoio para sua esposa na preparação para chegada de um bebê. É de grande importância que o homem sempre esteja presente a cada passo, a cada desenvolvimento do bebê na barriga da mãe, a cada mudança de comportamento da esposa, etc. Nós pais, por vezes, nos colocamos de fora desta gestação, somos poucos participativos, pois, por vezes, não nos damos conta de que fazemos parte desta gravidez.      Entretanto, nós deveríamos nos sentir grávidos também, pois formamos um só corpo chamado família e compartilhamos a dádiva divina da geração de um ser amado.
     Hoje me sinto um homem realizado por ter tido a oportunidade de compreender que a gravidez não era exclusiva da minha esposa, e sim da união de um matrimônio feliz na geração de um ser. E nesta fase de minha preparação, o Projeto Nascer Feliz foi muito importante. Ao participar de suas reuniões, foi possível discutir todos os aspectos da paternidade responsável e como poderia ser um pai participativo. Foram 6 meses muito importantes. Hoje, com Caio em meus braços, expresso meu agradecimento por tudo que Tania, do Projeto Nascer Feliz, me ajudou e orientou".

      
Fátima

     "Conheci Tania, do Projeto Nascer Feliz, por meio da indicação de uma amiga que tinha tido uma filhinha há pouco tempo e me interessei pelo fato de ser uma boa preparação para o Parto Normal, que tanto queira e algo tão raro nesta sociedade de cesariadas. Comecei a minha preparação com 4 meses. Duas vezes por semana eu tinha aulas de ginástica de preparação para o parto com Tânia. Mesmo cansada de um dia de trabalho, aquela horinha com Tania era muito boa, pois era naquele momento que eu me voltava totalmente para o pequeno ser dentro de mim. Tive uma gestação muito saudável e os exercícios em muito contribuíram para isto. Tania me orientou em todos os aspectos, não somente na parte prática do parto, dos cuidados com o bebê, dos cuidados na amamentação, mas também, em como ser uma boa mãe, visto que Caio era o meu primeiro filho e eu não tinha nenhuma experiência com bebês. Quando as reuniões eram comigo e meu marido, era muito legal e nem víamos o tempo ir embora. Toda segurança que Tania me passou foi valiosa. Infelizmente, eu não realizei o meu sonho de ter tido um parto normal (Caio entrou em sofrimento, presença de mecônio), mas tive uma cesárea ‘consciente’. O meu filho veio ao mundo quando ele mostrou que estava preparado para tal. E por tudo isto, eu sou muito grata a Tania... Hoje, com Caio no meu colo, um bebê muito sorridente e esperto, percebo ainda mais, o quanto o Projeto Nascer Feliz foi importante em minha vida".

     
Vera

     "O Projeto foi de suma importância para nossa família.
     Durante a gestação ajudou-nos a entender que os papéis de marido e mulher estão intimamente ligados aos de pai e mãe. É através do respeito e do amor ao próximo vividos diariamente que a família se forma e se sustenta.
     No que diz respeito à gestação propriamente dita, o Projeto – através de palestras e vídeos – permitiu que conhecêssemos cada etapa de desenvolvimento do feto e compreendêssemos as mudanças ocorridas no corpo e na alma da mãe.
     Aprendemos como realizar tarefas que aparentavam ser simples, como o banho, a troca de roupa, os cuidados como o umbigo e até como acariciar o bebê sem medo de machucá-lo.
Os exercícios físicos e de respiração colaboraram desde o alívio das dores nas costas e pernas até a facilitação do nascimento da nossa princesa.
     Compreendemos o quanto seria importante respeitarmos a natureza e combinamos de aguardá-la agir. E nos orgulhamos disso. Nossa neném nasceu de parto normal, com muita tranqüilidade e muita saúde.
Ainda após o nascimento, recebemos em nossa casa a visita carinhosa da professora Tania Cris, dando um suporte emocional e profissional.
O Projeto fornece um apoio muito importante que não cessa com o nascimento do bebê. Estamos felizes com o resultado alcançado"! 




Alessandra 


     "Em minha primeira gestação tive a felicidade de contar com a companhia da Tania Cris, doula com mais de 20 anos de experiência. Por uma necessidade íntima que à época não sabia explicar, fui levada a procurar o Espaço Persona, onde a conheci. Antigamente era comum as mulheres se ajudarem durante a gestação, na chegada e com os cuidados com os filhos, isto trazia conforto e segurança à mãe, ao bebê e à família como um todo. Nos tempos modernos, esta e outras práticas milenares foram abandonadas, dando lugar à hospitalização do parto, sob argumento de trazer mais segurança à mãe e ao bebê. Porém, o hospital com toda sua tecnologia, modernidade e conforto, ainda não foi capaz de suprir esta necessidade íntima da mulher de compartilhar sentimentos, emoções e desconfortos comuns da gravidez. Mesmo com todo este quadro, vejo que algumas mulheres tentam resgatar esta vivência, como eu fiz inconscientemente, ao lado de uma doula, se preparando para um parto mais consciente e humanizado. Foi muito bom contar com carinho e auxílio durante a chegada da Ana Beatriz, atualmente com 3 anos. Pude desfrutar de momentos muito agradáveis só para mim e ela, pude trabalhar o meu corpo e minha mente para chegada deste serzinho tão estranho e tão amado. Sou muito grata à Tania por sua presença inestimável, sua palavra amiga e sua força de mulher nos momentos de insegurança. Bom
Parto a todas, sei que terão".



0 comentários:

Postar um comentário